Ford Cargo renovado para batalha com concorrentes

08-11-2011 15:44

Ford renova a linha Cargo para enfrentar os caminhões mais vendidos do Brasil

 

 ­ A Ford finalmente cansou de ver a Volkswagen dominar o mercado brasileiros de caminhões. Por isso, acaba de apresentar a sua nova linha Cargo de modelos médios e pesados, para tentar dar trabalho aos Constellation ­ linha de caminhões da Volkswagen que é a mais vendida do país. Em 26 anos de estrada no Brasil, a linha Cargo havia sofrido apenas discretíssimos face-lifts. Ficar décadas sem mudar a aparência de seus veículos não chega a ser algo inédito na Ford. A falta de pressa da marca americana em reformular sua linha de caminhões faz lembrar o que acontece com a pick-up compacta da marca, a Courier, lançada em 1997 e que preserva a mesma aparência desde 2000.

 

                Embora mais do que atrasada, a mudança na linha Cargo 2012 pelo menos é bastante efetiva. São 11 modelos, cinco dos quais agora contam com opção de cabine-leito. As capacidades que vão de 13 a 31 toneladas de peso bruto total ­ do caminhão médio 1317 ao cavalo-mecânico 1932. O estilo segue o mesmo Kinetic Design que domina o visual dos mais recentes automóveis globais da marca. Com projeto global capitaneado pela subsidiária brasileira, a linha Cargo agora também remete à mesma sensação de movimento dos automóveis, com linhas limpas e sem frisos e grandes áreas envidraçadas. A nova frente lembra bastante a máscara dos personagens do filme “Transformers” ­ a nova grade hexagonal faz a função de boca, os pára-brisas evoca os olhos e as tomadas de ar frontais, combinadas com os pára-choques ressaltados, insinuam o relevo de um maxilar.

 

                Por dentro, o visual também apresenta evolução considerável em relação aos Cargo anteriores. A cabine está mais ampla e confortável, valorizada pelo painel de instrumentos envolvente e ergonômico. O velocímetro agora é separado do tacógrafo, para facilitar a visualização. Segundo a Ford, a cabine é totalmente vedada contra poeira e ruídos. Os bancos foram batizados de “Cadeira de Comando”, com suspensão pneumática da cadeira do motorista, desenho anatômico e múltiplas opções de regulagem. Volante e coluna de direção contam com ajuste pneumático de inclinação e altura, para que o motorista possa achar a posição que melhor se ajuste. Comandos de piscas, farol alto, buzina, lavador e limpador do para-brisas estão reunidos numa alavanca multifuncional, à esquerda da direção.

 

                O tecido dos bancos e demais revestimentos da cabine tem aspecto bem mais requintado que os modelos da linha antiga. A fartura de porta-objetos, porta-copos e porta-garrafas a bordo corrobora com a modernidade do design interno. Os espelhos retrovisores bipartidos estão mais amplos e aumentam a sensação de conforto do motorista. O ar-condicionado continua como opcional ­ no mercado argentino, é vendido como item de série.

 

Mas nem só de aparência vive a nova linha Cargo ­ também há algumas novidades mecânicas. Os motores continuam sendo produzidos pela Cummins, mas as transmissões Eaton agora são da famíla FS, com seis marchas e a primeira sincronizada em todos os modelos médios ­ até 24 toneladas de PBT. Nos modelos 6X4, a transmissão Eaton é da família FTS, com oito marchas mais duas reduzidas, totalmente sincronizadas para facilitar a operação e o engate. E o novo sistema de embreagem, do tipo “catapult”, reduz o esforço de acionamento de 18 kg para 16 kg.

 

                Tão em moda nos tempos atuais, o marketing verde não poderia ficar de fora do lançamento da Ford. Além de garantir que os motores mais econômicos e que as transmissões sincronizadas ainda otimizam a economia de combustível, a Ford adotou um painel de instrumentos que utiliza polipropileno de segunda geração misturado com sisal.

 

                Além dos médios e pesados Constellation da Volkswagen, a nova linha Cargo vai encarar modelos como Volvo VM, Mercedes Atego e Axor e Iveco Tector e Cursor. Segundo a Ford, a linha Cargo já está totalmente preparada para incorporar as normas do Euro 5 e freios com ABS, tão logo a legislação brasileira ­ ou os clientes ­ exigirem. Os novos caminhões chegam às 134 concessionárias da marca norte-americana em maio. Com a nova linha Cargo, a Ford alimenta o sonho de chegar a 25% das vendas nacionais de  caminhões. Para depois, quem sabe, estrear no segmento de extra-pesados e voltar a brigar pela liderança do mercado brasileiro de caminhões, perdida há algumas décadas.

Informações retiradas do site  https://www.carrosnaweb.com.br

 

 

 

 

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